No Jardim do Getsêmani


Vamos ver algumas lições e questionamentos para nós neste acontecimento na vida de Jesus no jardim do getsêmani


O assunto de hoje é oração, a oração é o fator mais importante da nossa fé evangélica, somente as pessoas que oram têm fé. porém, nem todos os “crentes” oram, mas todos que oram têm fé.


Mas hoje eu não quero falar de fé, porém a fé evangélica verdadeira não é o que a maioria dos “crentes” chamam fé.


Essa fé que quer convencer Deus a fazer alguma coisa para você, não é fé, e se eu for extremo no meu arrazoado, poderia dizer que isso é uma fé que foi gestada no inferno.


Têm muita coisa sendo ensinada aí sobre fé, que não confere com a palavra de Deus.

Eu decreto…. Eu não aceito isso na minha vida, Eu não aceito isso na minha família…

o nome disso é triunfalismo, e não o evangelho de Jesus de Nazaré. Têm um outro tanto de fé e de outros evangelhos sendo ensinados por ai.


O facebook, nós milhares de grupos, nas milhares de lives, é uma disseminação constante dessas heresias que são invenções do inferno.


Jesus No Jardim do Getsêmani


No jardim do Getsêmani é o nosso tópico para hoje nesta reflexão, está em Mateus 26 36 em diante: Leia aqui: (se você num gosta de ler bíblia pode pular as letras vermelhas)   

Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: "Sentem-se aqui enquanto vou ali orar".

Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.

Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo".


Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres".

Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora? ", perguntou ele a Pedro.


"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca".

E retirou-se outra vez para orar: "Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade".

Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados.

Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.


Depois voltou aos discípulos e lhes disse: "Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores.

Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai! "



Um pouco do contexto histórico, geográfico e bíblico desta passagem


O jardim do Getsêmani era um (olival) no monte das oliveiras, perto da cidade de Jerusalém. Esse jardim fica, ficava, nesse monte, acredito que você já ouviu falar no monte das Oliveiras.


O monte das Oliveiras era, é, do lado da cidade de Jerusalém, a cidade santa estava edificada no monte Moriá. Moriá é o monte onde Abraão “sacrificou” o seu filho Isaque a Deus.


Entre o monte das Oliveiras e o monte moriá estava o Ribeiro de Cedrom, que também é muito conhecido, depois faz uma busca no google para você aprender mas sobre o Ribeiro de Cedrom.


Jesus saia com seus discípulos de Jerusalém no monte moriá, hoje cidade velha, e atravessava o Ribeiro de Cedrom e subia o monte das oliveiras para orar. 


Nos dias de hoje, graças a arqueologia, é possível ver ali alguns “tanque” onde era prensada as olivas para se extrair o azeite. 



No Jardim do Getsêmani, o Lugar da Prensa.

A Palavra Getsêmani significa “lagar do azeite, lugar da prensa, é onde se extraia o azeite da oliveira, para nós modernos é o óleo de oliva. 


No monte das Oliveiras que era uma fazenda, tinha uma reserva nativa de árvores de oliveiras, e extrair azeite era o negócio da família, Hoje é tudo cidade de Jerusalém.


O Getsêmani era um jardim com muita árvores, onde Jesus e seus discípulos se reuniam, muitas vezes para orar.



A oração mas difícil de Jesus.


Jesus está fazendo a oração mais difícil da vida dEle, Lembre que em Fil 2:8 Ele abriu mão dos seus poderes como Deus, aqui e enquanto esteve encarnado Ele foi cem por cento homem, assim como eu e você.


É o momento mas difícil da vida dEle aqui na terra, É um momento da maior agonia que um ser humano pode suportar, o “doutor” Lucas, que certamente entende o que é a dor percebida por um corpo humano, diz em Lc 22:44, que a aproximaçã do sofrimento, fez Jesus suar sangue neste momento.


O máximo que a gente chega nas nossas provações é suar frio, ou uma crise de diarreia.


Jesus tem consciência que teria que passar por essa “moenda”, pagar com sua morte o pecado daqueles que ama. por várias vezes ele disse, foi para isso que eu vim. Mas o fardo é pesadíssimo, todos os pecado da humanidade está sobre ele,


É o momento mais importante da história da humanidade. todos os pecados do universo está sobre Jesus, Ele é Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Não é que Ele vai morrer, é a dimensão da morte que Ele vai morrer.


Esse é o momento que sustentou toda humanidade, e o alto preço que foi pago. Quando a Trindade se reuniu para criar o homem, eles sabiam que pecado inviabilizaria a existência humana. A raça humana seria destruída, deixaria de existir, com a entrada do pecado na carne humana.



 Antes da Fundação do mundo

Eles sabia que sem derramamento de sangue não haveria remissão do pecado, foi aí que o Filho transbordando de amor por mim e por você se ofereceu, “eu pago está conta”. e para que ninguém pense que este foi um plano B, o cordeiro foi morto antes da fundação do mundo.


As misericórdias de Deus é a causa de não sermos destruídos, este foi o momento, esse é o preço que Ele pagou naquela cruz no monte do calvário. E o Ap Paulo diz reverbera que pelo primeiro Adão entrou o pecado no mundo e com ele a morte a todos os homens, mas pelo segunda Adão a morte foi vencida.


E é aqui no jardim do getsêmani que Deus começa a cobrar a dívida, o escrito de dívida que pairava sobre nós. que com sua morte foi inteiramente cravado na cruz. e a sua última palavra foi TETELESTAI, está pago.


Ninguém mas vai para o inferno porque peca.

Pai, se não for possível passa de mim este cálice, contudo que se faça a tua vontade.

Jesus já tinha nos ensinado a orar esta oração, em mat 6:9, Pai nosso que estais no céus santificado seja o teu nome, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu..


E é isso que Ele está fazendo aqui, começando no jardim do getsêmani. Já tinha acontecido no céu. E agora eu vou fazer acontecer aqui, na minha carne… Na história, para que toda a terra tome conhecimento que está pago, o castigo que nos traz a paz caiu sobre Ele....


Acabou, o pecado morrer em Cristo. Ninguém mas será punido pelo pecado. Ninguém mas ir para o inferno por causa do pecado, todo aquele que for para o inferno, ou para o céu, não importa o destino, irá pelos méritos da sangrenta cruz no monte Gólgota. Aceitou o pagamento, céu, não aceitou o pagamento, inferno, simples assim.



O desejo de ser Deus.

Quando Ele disse: orem assim, Mat 6, a grande maioria dos “crentes” não aprenderam o que Ele nos ensinou. Isso têm a haver com nossa escolha no éden, você já aprendeu se me segue aqui, lembra do que a serpente disse? “no dia que vocês comerem, vocês serão igual a Deus” 


Está é a sindrome, “ser igual a Deus” que te impede de fazer a oração que Ele ensinou. os”crentes querem que a sua vontade seja feita, e não a dEle.


Essa é a grande questão da nossa caminhada espiritual de oração. Aqui é que está a diferença entre quem têm uma vida pacificada, submissa a vontade de Deus e os que não.


Essa o grande diferencial da nossa experiência humana,e do nosso relacionamento com Deus. Quem não ora não têm relacionamento com o Pai. e eu, pela experiência que tenho depois destes mais de 30 anos de caminhada, posso afirmar que:


“Centenas dos que estão lendo estas palavras, e milhares dos que frequenta as “igreja” não oram, nunca param para orar ao Pai”. São “crentes” frequenta as milhares de “igrejas”, estão com a boca cheia do nome Jesus, mas nunca oram a Ele, e nem sequer sabem, consegue, fazer o oração que Ele ensinou.  


É aqui que se conhece um filho de Deus, é aqui que se vê as evidências de quem verdadeiramente é um filho de Deus na terra. É aqui que se vê uma vida pacificada. É aqui que um Filho dá o fruto na estação própria.


Todos nós temos nossas lutas e provações, pouco consegue, ou sabe orar, Seja feito a tua vontade.




Que seja feita a tua vontade.

O que é fazer a vontade de Deus? A maioria de nós pensa que é, não cometer pecados morais, como não mentir, não dar mal testemunhos…. Ou é cumprir os mandamentos? Sim também é isto, mas fazer a vontade de Deus têm uma questão bem mais profunda, no ser filho de Deus.


É quando você ora, e confia e segue confiando que Ele é soberano, com Jó: “Ainda que Ele me mate nele confiarei” ou “eu sei que o meu redentor vive e no momento certo ele me levantará” ou ainda que eu morra não passarei pela segunda morte”


Mas, porém, entretanto, continua orando, caminhando e chorando, continua orando clamando por força, por misericórdia por refrigério. contudo faça a tua vontade. Foi o que Jesus fez no jardim do getsêmani.


“Eu não tenho poder, eu me esvaziei de todo o poder, com o Senhor está todo poder, se possível passa de mim este cálice, contudo que seja feita a sua vontade.


É rendição, eu sei quem tu és e nenhum dos seus planos podem ser frustrados, Jesus está mergulhando na morte, ele tem convicção que Deus vai buscá-lo de volta daquela morte,  se vc não têm, ainda, esta convicção é porque, ainda, não está pago para você.


Jesus está esvaziado, o poder está com o Pai. E por isso Ele se rende a vontade de Deus. Uma vida pacificada têm esta postura, de se entregar nas mãos do Pai.



Qual o seu sentimento?

E para terminar este texto, eu queria que você fizesse uma reflexão na sua vida de oração, se é que você ora, to falando de se ajoelhar no seu canto e falar com Deus por algum tempo diário.


 Quando você ora, e diz SEJA FEITA A SUA VONTADE, como é que você se sente?  Dai virá é uma coisa boa ou uma coisa ruim? já que você está abrindo mão do seus desejos.


Quando você ora SEJA FEITA A SUA VONTADE, você têm a sensação de que, “pronto num vai acontecer o que eu quero, ou você descansa? Porque para muita gente Deus é um estraga prazeres, e para você?.​​​​​​​


Eu fico aqui, espero que estas “letras”  possa te fazer refletir na sua vida de oração, se você achar que pode ser útil a mais alguém pegue o link e cole nas suas redes sociais, eufico grato.


Que a Paz de Deus que excede todo entendimento seja com você.


 Colonial Point, janeiro,2015. edição em Agosto 2020, Methuen..


@siciadriano


My Image
My Image
My Image
My Image
My Image
My Image
My Image
My Image

Na Contramão do Evangelho