A Casa do Pai, Deus não habita em templos

feitos por mãos de Homens.




Davi e a historia da construção do Templo


Um dia Davi estava no  terraço da seu palácio, a casa era uma coisa de louco. Davi assentou na varanda para apreciar a paisagem,


Parênteses, (o passado de Davi com referência á aquele terraço não é muito bom, foi dali que quando ele apreciava as paisagem, viu uma mulher, pelada, se banhando, o nome dele era Bate Seba,


certamente você já deve saber, no que resultou daquela sentada no  terraço para admirar as paisagens…  Um adultério, um assassinato, a morte de uma criança, choro, angústia e uma marca no seu passado).


Davi estava no  terraço da seu palácio, aí ele viu a tenda onde estava a Arca da aliança, onde a arca do senhor era colocada.


Deus havia ordenado a Moisés, muito tempo antes, que construisse uma tenda para abrigar a arca da aliança.


A Arca da aliança era o símbolo da presença de Deus no meio do seu povo, manter a arca na tenda era significativo, profético e muito pedagógico para nós hoje aqui e agora.


Uma História dentro desta história.


​​​​​​​














​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​




Só para ilustrar o quão significativo, profético e pedagógico era a presença da Arca da aliança no meio do povo.


um dia  quando os exércitos de Israel está em guerra contra os filisteus, Israel estava perdendo a guerra, quatro mil soldados de Israel ja tinha sido abatido,


Do nada alguém lembrou de mandar buscar a Arca da aliança, e traze-la para o campo de guerra, o texto diz que quando a Arca chegou no acampamento, o barulho de gloria a Deus e aleluia foi tao grande que os inimigos  gritaram ai de nos, ai de nos o Deus deles chegou no acampamento,  depois você lê lá em 1 Samuel 4: 5,6,7,8


Mas, do  terraço daquele palácio naquele dia, apreciando a paisagem, Davi teve um momento de bom senso.


Ele disse a si mesmo: “É um absurdo eu morar numa mansão com esta e o Senhor morar numa tenda. Eu vou construir uma casa para Deus.


Então ele chamou o Profeta falou a ele que iria construir uma casa para Deus, que aqui num tava certo, o rei morar numa mansão e Deus morar numa barraca de cigano.


O profeta respondeu, o senhor é rei, faz a casa para Deus,  entao uai, eu dou todo apoio. quando o profeta foi embora, a noite Deus falou com ele. - Volta la e pergunta para o rei de onde ele tirou esta ideia de construir uma casa para mim.


Fala para ele que eu não quero que ele construa nenhuma casa para mim. depois você lê la em  2 samuel 7, Eu não mandei você fazer casa para mim.


O Rei é tinhoso, eu vou construir uma casa para Deus


O Davi insistiu e fez até uma coleta para fazer a casa de Deus. Os crentes deram tantas coisas que ele teve que mandar parar. Para, para que já tem coisa demais...


Foi desta coleta, oferta alçada, que surgiu na biblia uma das mais célebre oração de agradecimento a Deus.1 Crôn 29, depois você lê.


Deus diz a Davi porque ele não iria construir uma casa para ele morar.

A insistencia do rei foi tanta que Deus parou de mandar recado, foi la e falou com ele, você não vai construir nenhuma casa para mim.


(1 Crônicas 22:8;) Não construirás uma casa ao meu nome, porque derramaste diante de mim grande quantidade de sangue na terra.”


Davi continuava insistindo, Deus repete a fala em 1 Crônicas 28:3) Não edificarás casa ao meu nome, porque és homem de guerra, e derramaste muito sangue


        Em fim Deus convence Davi a não faze casa para Ele.


Em 2 Samuel 7: 12 Deus diz a Davi, definitivamente, que ele não vai construir a casa. Você não vai fazer casa para mim, um teu filho depois que você morrer, e já tiver sepultado com seus pais é que construirá uma casa para mim morar.


A pergunta que não quer calar: QUAL FOI O FILHO DE DAVI QUE CONSTRUIU UMA CASA PARA DEUS MORAR??? Se você sabe responde antes de continuar lendo, - Não, nao foi Salomão que construiu um templo para Deus, fique triste não, a maioria da igreja tambem errou.


O que vou ensinar hoje não é nada de novo, todo mundo sabe que Deus não habita em casa feita por mãos de homens.


Um Parênteses (Eu queria dizer que eu faço parte de um grupo que lê a bíblia de modo diferente, nossa maneira de ler a bíblia e de entender o que lemos é muito diferente da grande maioria dos cristão da terra.


Eu sou apenas um tijolinho vivo nesse grupo que aprendeu, e que está aprendendo todos os dias, a ler a bíblia de um modo diferente.


Os termos, as palavras no idioma (o evangeliquês) são os mesmo, porém o entendimento é diferente, os conceito são diferentes.


Os conceito do que é evangelho, do que é fé, do que é salvação, do que é oração, arrependimento, jejum, predestinação e etc, etc, e etc são outros completamente diferente.


Vou dar um exemplo para você, Fé.  A Fé para a grande Maioria, é um instrumento que você usa para convencer Deus a fazer alguma coisa para você,  “A fé é a alavanca que move a mão de Deus”.


No nosso entendimento fé é outra coisa, é o contrário disto. Fé é para que eu faça a vontade de Deus e não Ele a minha vontade, é para que eu manifeste a glória DEle na terra. É o contrario do que entende o censo comum).


De que mesmo estávamos falando? Sim a casa do Pai. o testo que vamos ler hoje é João 14.1,2,3. Como acho, e já disse esta é uma mensagens que não é nenhuma novidade para você, eu penso que você deve perguntar:


Então porque você escolheu falar sobre isso hoje? Para gerar consciência, trazer novas revelações, e fixar, na nossa mente que o lugar que reunimos não é a casa de Deus. Implantar de uma vez por todas que Jesus habita em nós, nós é que somos a casa do pai.


Mais eu já sabia isso, tô careca de saber. Mas, a palavra de Deus nunca volta vazia. hoje certamente você está recebendo novas revelações, Ex: não foi Salomão que que construiu uma casa para Deus. você aprendeu isto hoje?


A primeira, ou segunda, revelação é o texto que vamos ler. Eu tenho para mim que você nunca ouviu ninguém pregar em João 14: 1,2,e 3 sobre a habitação de Deus em nós.


Olhe o texto aqui: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo,  para que onde eu estiver estejais vós também.


Eu sei que a grande maioria das igrejas evangélicas lê este texto  dizendo que quando Jesus fala que vai preparar lugar para nós, na casa do seu pai, essas igrejas ensinam que a casa do pai é o céu. Jesus está indo preparar morada para nós no céu.


Você já deve ter ouvido mensagens neste texto falando que "a casa do Pai"  aqui é o céu, com certeza já, pode até ser que você já tenha pregado isto.


Não tem nada a haver, Jesus não está falando de céu. Ele está falando da casa do pai, e casa do pai aqui neste texte não é o céu.


Os discípulos naquele momento também não pensaram em céu. A casa do pai para os discípulos era um templo que tinha ali perto, numa rua próxima de onde eles estavam no cenáculo em Jerusalém. Mesmo porque a poucos dias atrás Jesus esteve lá com eles e chamou aquele lugar de a casa do meu pai.


Jesus chamou o templo de Casa do meu pai todo mundo naquela geração chama o templo de Jerusalém de a casa do pai. Você se lembram quando Ele esteve lá e expulsou os vendilhões, “ saiam daqui cambada de ladrões, você transformaram a casa do meu pai num lugar de negócios.


Jesus chamou aquele templo de a casa do Pai. “A casa do meu pai será chamada Casa de orações, e vocês a estão transformando em covil de ladrões.


Então Jesus validou aquele templo de a casa do Pai? sim validou, repetindo, todos naquela geração chama aquele templo de a casa do pai.


Derrubem este templo eu vou edificar outro em 3 dias


Só que a fila andou, Jesus não parou no tempo, ali mesmo naquele texto, é só continuar lendo,  João 2 ele disse: "derrubem este templo eu vou edificar outro em 3 dias", e os Judeus piraram, você está maluco,  “este templo foi construído em 46 anos, como você vai derrubá-los e construir outro em 3 dias?


Eu sei que muitos de vocês leram este texto a vida inteira e nunca entenderam, não entendem porque não meditam, esta mesma dúvida continua na mente de milhares de Líderes, ainda hoje. De que templo Jesus estava falando? daquela construção que estava ali? que templo Ele iria construir em 3 dias?


Porque aquele templo, aquela construção que era suntuoso, foi destruído 30 a 40 anos depois, e até hoje estão tentando construir um outro no mesmo lugar. Os lideres escatologicos debatem isso a exautão.


Derrubem este templo que em três dias eu vou edificar outro. Do que Jesus estava falando quando disse isto???  Eu vou responder para vocês nos próximos minutos, continue lendo,


Eu começo a responder aqui, eu faço questão de ler para vocês: João 2:  20,21 e 22 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? 21, Mas ele falava do templo do seu corpo. 22, Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito. O que Jesus está dizendo é que, em 3 dias Ele oferecerá a Deus uma outra casa para o pai.


Voltando ao texto base da nossa mensagem, João 14:2 Jesus disse, “eu vou preparar lugar, e quando eu preparar lugar  virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.


E quando Jesus foi? Quando ele morreu. E quando Jesus voltou? Quando ele ressuscitou.

Quando Jesus ressuscita o seu corpo vivo é a nova casa do Pai: Mas não é o corpo do homem Jesus de Nazaré ressuscitado.


É o corpo que é composto por todos aqueles que creram nesta coisas. “A morte e ressurreição”, como creram se não há quem pregue?


Aqui mesmo no cap. 14:23, está a revelação. faço questão de ler, Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. É em nós que Deus habita, nós somos a casa do Pai.


Em Mat 16 quando Jesus pergunta o que dizem os homens que eu sou, Pedro responde, Tu és o Cristo o filho do Deus vivo. Lembram deste texto? o que Jesus disse a Pedro?


Foi o meu Pai que revelou isso em você

pedro, não foi carne e sangue, e como é que o texto continua? Tu és pedro sobre esta pedra edificarei a minha igreja. quem é a pedra?


Muito tempo depois, Pedro responde, Pedro diz que a pedra onde a igreja está edificada é Jesus, e nós somos tijolinhos, nós somos pedrinhas vivas neste templo.



Faço questão de ler, 1 de Pedro 2:5 vocês também são utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

Pois assim é dito na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado".


Jesus diz a Pedro naquele dia, tu és Pedro, tu és pedra, pedrinha pequena, sobre está pedra eu edificarei a minha igreja.


quem é a pedra angular? Pedro está dizendo que é Jesus, e cada um de nós somos pedras vivas nesta casa onde Deus habita. Mas não é nós individualmente, somos nós igreja, o corpo místico de Jesus.


Vou Terminar com Efesios 2: 19 palavras do apóstolo Paulo. Portanto, "vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.


Nós somos a casa do Pai, o filho de Davi que construiu a novo templo não foi Salomão, espero que você grave isto na sua mente,  porque Deus não habita em casa feita por mãos humanas,


Eu sei que agora mesmo, você deve estar lembrando do cego de Jericó, “Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim”. a mulher cananéia, pedindo pela filha “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”.


Jesus é o Filho de Davi que edificou um templo, para ser a casa do Pai.


Eu queria que você ensinasse isto para outros, talvez para o seu pastor, se ele ainda nao sabia. fassa um teste com seus amigos e irmãos e lideres pastores da sua igreja, pergunte a eles, QUAL O NOME DO FILHO DE DAVI QUE CONSTRUIU UMA CASA PARA DEUS? se eles nao souber, ensine a eles, e indique a eles este artigo.


Muito obrigado por estar aqui, indique este blog a todos.


Março,2016, e atualizado em Maio,26, 2019


@siciaqdriano.


My Image
My Image
My Image
My Image
My Image