My Image
My Image
My Image

            Uma Crise de Fé, Uma nova Conversão


Lucas 24:17-24

"Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? " Eles pararam, com os rostos entristecidos e um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: 


"Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias? " "Que coisas? ", perguntou Jesus.


 "Ora que aconteceu com Jesus de Nazaré", "Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.


Mas os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; nós pensávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel.  Porém hoje já é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu.


É certo que algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Elas foram de manhã bem cedo ao sepulcro, e não acharam o corpo dele. 


Voltaram e nos contaram que tinham tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo. Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram tão pouco".


Essa história retrata uma crise de fé.


Uma crise de fé é uma daquelas coisas que nos acontece, que parece ruim, mais que no final a gente descobre que foi muito bom.


Uma crise de fé é uma coisa boa, que aconteceu ou que vai acontecer com a maioria dos cristãos sérios, aqueles que realmente creram que Jesus é o Cristo o Filho de Deus.


Uma crise de fé nos coloca na posição certa, abre de uma vez por todas os nossos olhos, e nos coloca de pé no centro da vontade de Deus. É isso que eu chamei de uma nova conversão.


O Apóstolo Paulo fala sobre isso em vários lugares em suas cartas. Ele diz que temos que deixar de ser meninos, e passar da mamadeira para alimentos sólidos.


Diz que temos que parar de correr atrás de fumaça de avião, “ventos de doutrinas”. Eu acredito que esse texto foi escrito exatamente para nos mostrar isso, uma crise de fé, uma nova conversão. 


Quais são as evidências de uma crise de fé.


Evidência 1 - Uma crise de fé é quando você entra em conflito com aquilo que você crê. 


É quando as perguntas se multiplica na sua mente, e você não encontra as respostas, angústias e dúvidas a respeito de quem é Deus e como Ele age, viram um abismo, e você tem a impressão que você está perdendo a fé. É um sentimento horrível.


Isso aconteceu comigo em 2006, não foi fácil, foram dias difíceis, muito choro, desespero, decepção “arrebatamento de sentido” Ele falou comigo, mudou muita coisa, e pude experimentar uma nova conversão. Um dia eu conto tudo aqui. Deus continuou o mesmo, a minha percepção de Deus é que mudou.


Relembre este texto, verso 21. Nós esperávamos que era Ele que ia trazer a redenção a Israel, mais hoje já é o 3º dia depois que ele morreu e nada se sucedeu.


Esse texto ilustra exatamente o momento que precede uma crise de fé. É quando você descobre que suas expectativas a respeito de Deus foram frustradas. É quando você se decepciona com Deus. 


E quando é que suas expectativas com Deus são frustradas e você se decepciona com Deus?

É quando Ele não faz o que você gostaria que ele fizesse. É quando Ele não age do jeito que você gostaria que ele agisse. É quando ele não gera o resultado que você esperava que ele gerasse.


Você esperava com todas as suas forças e com toda a sua fé religiosa que alguma coisa acontecesse na sua vida, mais essa coisa não acontecem, enquanto essa coisa não acontecia, 

Enquanto Deus não faz aquilo que você queria, enquanto Deus não aparece no momento certo que você queria que ele aparecesse, 


enquanto isso você vai se empenhando na sua fé religiosa. você diz a si mesmo, - eu tenho que perseverar na minha fé, eu tenho que continuar firme na minha fé. Eu não posso desistir, eu tenho que continuar orando, eu preciso continuar crendo.


Deus não fez ainda mais ele vai fazer, só que o tempo vai passando e você vai se dando conta de que Deus não apenas não vai fazer, mais que na verdade Ele não fez.


O tempo expirou, as cortinas baixaram, e você verifica que de fato Ele não fez. Aí você entra num conflito, você se decepciona, você se frustra, e você se percebe numa crise de fé.


Foi exatamente o que aconteceu com esses homens aqui a caminho de Emaus. Porque eles dizem para Jesus o seguinte, nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção para Israel. Mais ele morreu e Israel não foi redimido, O Messias morreu e  nada disso aconteceu.  


E já tem 3 dias e nada aconteceu, e sabe de uma coisa? Nada vai acontecer porque ele morreu, e com ele morreu todas as nossas esperanças.


Quando chega esse momento o mundo costuma desabar em cima da nossa cabeça, Deus frustrou você e você se decepcionou com Ele, uma crise de fé se instala em você. 


Você não fala pra ninguém mais no seu coração o que você sente é isso. Você é tomado por uma profunda sensação que Deus não funciona, 


e a alternativa é voltar pra Emaús, com o rabo entre as pernas. É o que fez, o que estava fazendo aqueles 2 discípulos de Jesus.


Evidência 2 Uma crise de fé é quando as suas respostas usuais, as suas crenças em Deus já não são compatível com a realidade.


É quando o que você crie já não dão conta de explicar os fatos, você crê em algumas coisas, e aquilo que você acredita vai dando certo, e a sua vida segue nos trilhos, tudo certinho, tudo em ordem,


você vai dando glória a Deus, Deus é fiel, Deus é isso, Deus é aquilo, e de repente tudo desanda completamente, e aquilo que você crê a respeito de Deus, não se encaixa mais na realidade.


E aí você olha para os fato e percebe que as explicações que você estava acostumado a dar, e a ouvir  para os fatos já não resolvem, já não lhe serve.


Um Exemplo pára sintetizar: O que significa dizer que Deus é onipotente, é todo poderoso? Quando ele não faz o milagre que você espera que ele faça? Deus é um Deus de milagres não é? é assim que você crer.


O que significa isso, Deus onipotente e todo poderosa, se o único milagre que você esperava, e você orou com lágrimas, jejuou, foi na vigília, foi fiel e o milagre não aconteceu?


É quando a afirmação que, Deus é um Deus de poder, que, Deus é um Deus de milagres, num determinado momento fica sem sustentação, é uma afirmação verdadeira mais quer dizer o que?


Que significa dizer que Deus é onisciente? se ele não interfere para impedir uma tragédia iminente?


E daí que Deus sabia que um louco ia entrar numa escola e matar 20 crianças e 6 adultos em New Hampshire, se ele não fez nada?


Ou será que alguém pensa que Deus foi pego de surpresa quando aquele maluco, endemoninhado, resolveu ir naquela escola armado até os dentes?


Deus estava dormindo e acordou assustado gritando cadê os anjos? Não, Deus não foi pego de susto, ele é onisciente mesmo.


Mais o que quer dizer isso, Deus é onisciente, numa situação assim? Ou como você chega num velório e diz, não fique preocupado Deus é onipotente, Deus sabe todas as coisas?


Se só eu o enlutado, eu diria, e daí? Que quer dizer que Ele é onipotente, ele poderia ter evitado que aquele doido entrasse  na escola e não evitou?


O pai poderia perguntar. Deus pode todas as coisas? e ele sabia que aquele homem, ia matar minhas crianças? Claro que sabia. E não fez nada? Então de que adianta esse Deus?


As resposta que você estava acostumada a dar para os fatos, já não adianta, os jargão e os clichês e os slogan que você tava acostumado a gritar já não resolvem.


Que significa dizer que: Praga nenhuma chegará na sua tenda, se sua mãe teve um diagnóstico de câncer?


Que significa o salmo 91 que diz que: mil cairão á sua direita e 10 mil a sua esquerda. Se minha sobrinha que estava dentro do ônibus recebeu uma bala perdida e morreu. Que significa esse salmo? Pra que serve esse Deus?  


Que significa dizer que Deus é fiel, se lá no trabalho um cara mais ruim, recebeu uma promoção, um aumento e eu que faço tudo nos mínimos detalhes fui preterido?


Então as minhas crenças precisam encaixar com os fatos, e parece eu não esta havendo sintonia.


E foi exatamente isso que aconteceu com esses homens de Emaús. Jesus pergunta pra eles, o que é que vocês estão conversando enquanto caminha? uai você é o único que não sabe o que aconteceu? Você não sabe que o nosso Messias morreu? E agora? Como se explica esse fato?


Nos acreditava em uma coisa mas o Messias morreu, os fatos não combinam com nossas crenças. Das duas uma ou está errado os fatos, ou o que nós acreditávamos estava errado. Aí está uma crise de fé.


Evidência 3 - É quando sua sensibilidade a Deus se perde.


É quando você não O reconhece mais, você o vê mais não o reconhece, Deus de agora não é o mesmo de antes,


você andou com Ele viveu com ele mais agora você não O conhece mais, será que aquele que eu conhecia era ele mesmo?


Será que aquele com quem eu andei no passado, é esse? Será que ele mudou, ou era eu que estava cego? Esse não é o Jesus que eu conheço. É outro Jesus, Esse Jesus eu não conheço. Largar tudo? Chutar o pau da barraca?  Ou começar tudo do zero?


Quando a crise de fé se instala. Como encontrar uma nova conversão?


Você só vai sair de uma crise de fé, quando Deus deixar de ser aquele que você têm informação e passa a ser aquele que fala com você na intimidade do coração.


Porque quando Jesus é reconhecido por eles, e Jesus desaparece, Preste atenção no que eles disseram: não estava queimando o nosso coração quando ele nos expunha a palavra de Deus? Quando ele nos explicava as palavra de Deus?


Deus abriu o coração daqueles dois discípulos e falou com eles


Uma coisa é você falar a respeito de Deus, coisa bem diferente é quando Deus fala com você. Uma coisa é você ouvir a respeito de Deus, outra coisa e Deus falar com você no íntimo do seu coração.


É isso que gera certezas profundas no seu coração. E quando estas certezas são suas, ninguém consegue arrancar de você.

 Porque aquilo que a Bíblia sagrada fala a respeito de Deus é universal, vale para todo mundo. Qualquer pessoa que ler a palavra receber a informação, e aprende. 


Uma coisa é você ouvir e aprender que, Jesus morreu por nós quando nós ainda éramos pecadores. Outra coisa é você tomar posse disso, e saber que Jesus morreu por você,


Uma coisa é você saber que Deus amou o mundo de tal maneira. Outra coisa é você tomar posse de que ele ama você.


Uma crise de fé e uma nova conversão 


Foi isso que aconteceu com aqueles discípulos, num momento a vida havia acabado, nenhuma esperança restava. uma crise de fé se instala em suas vidas.


Num outro momento, Deus fala, a vida ressuscita, e uma nova conversão acontece e tudo se faz novo.


Em João 16:19-22, Jesus já havia prevenido, que era necessário que eles passacem por uma crise de fé.


Jesus percebeu que desejavam interrogá-lo a respeito disso, pelo que lhes disse: "Vocês estão perguntando uns aos outros o que eu quis dizer quando falei: Mais um pouco e não me verão; um pouco mais e me verão de novo?


Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.


A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter nascido no mundo um menino.


Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.


Eu penso que a grande maioria das pessoas que entraram para o evangelho, nos ultimos 30 anos precisam passar por uma nova conversão. Comigo aconteceu em 2005, mudou tudo, num proximo post eu prometo contar aqui.


Se foi bom pára você compartilhe, nas suas redes sociais, deixe Deus te usar pára que outros sejam edificados.


Que o Senhor te Abençoe e te guarde.


Março, 2014, em Wakefield, Massachussets 


@Siciadriano.

My Image